Troféu Selma Bandeira é entregue a mulheres maceioenses nesta quinta; veja as homenageadas

30/03/2023 06:26 - Maceió
Por Redação*
Image

A solenidade de entrega do Troféu Selma Bandeira acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 19h, na Associação Comercial, no bairro do Jaraguá. 13 mulheres de destaque em diversas áreas serão homenageadas.

Criado por meio do decreto nº 6393/2004, o Troféu Selma Bandeira homenageia as mulheres que estão em plena atividade e que desenvolvem ações relevantes nos segmentos de Pesquisa, Política, Filantropia, Educação, Serviço Público Municipal, Empreendedorismo Empresarial, Defesa dos Direitos da Cidadania, Preservação da Cultura Popular, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música, Literatura e Gestão Pública.

Confira a lista das homenageadas:

Pesquisa: Maria Cicera dos Santos de Albuquerque - Doutora em enfermagem e psicóloga

Maria Albuquerque

Política: Olívia Tenório - Vereadora e Presidente da Comissão em Defesa dos Direitos das Mulheres

Olívia Tenório

Filantrópico: Olga Miranda - Jornalista e advogada especializada em Direito Público

Olga Miranda

Serviço Público Municipal: Maria Evânia de Araújo - Coordenadora Recursos Humanos Secretaria Municipal de Economia (SEMEC)

Maria Evânia

Defesa dos Direitos a Cidadania: Arísia Barros - Coordenadora Instituto Raízes e Ativista

Arisía Barros

Preservação da Cultura Popular: Andressa Figueiroa - Fundadora e Mestra do Maracatu Baque Alagoano

Andressa Figueiroa

Artes Cênicas: Natasha Wonderfull - Fundadora grupo Transhow e presidente da Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas (ACTTRANS)

Natasha Wonderfull

Música: Naná Martins - Cantora

Nana Martins

Artes Plásticas: Didi Magalhães - Artista plástica e fundadora do Galpão 122 e Carambola Lab

Didi Magalhães

Gestão Pública: Aline Pedrosa -  Diretora de Proteção Social Básica

Aline Pedrosa

Empreendedorismo: Vera Moreira - Proprietária AkuabaBR

Vera Moreira

Literatura: Ana Márcia Cardoso - Autora

Ana Marcia

Educação: Eliana Oliveira - Juíza TJAL

Eliana Oliveira

Os nomes foram escolhidos através de uma comissão e o principal critério utilizado para chegar à decisão foi o impacto positivo na sociedade que o trabalho desenvolvido pelas homenageadas causou. A coordenadora do Gabinete da Mulher, Ana Paula Mendes ressalta a importância da diversidade e representatividade que estas mulheres agregam.

“É uma honra poder homenagear estas mulheres que contribuem tanto para Maceió em suas áreas de atuação. Celebrá-las é essencial, e tê-las em nosso evento é um ato de resistência, especialmente em uma sociedade que ainda é estruturalmente racista e misógina”, afirma a coordenadora.

O Troféu leva o nome da médica e deputada Selma Bandeira (1944-1986), que lutou pelos direitos das cidadãs alagoanas de maneira ativa e se tornou respeitada e admirada pelo seu posicionamento ativo ao defender os direitos das mulheres.

*Com Assessoria