Gazeta de Alagoas

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 04/03/2023

Matéria atualizada em 04/03/2023 às 04h00

| Divulgação

As cooperativas da agricultura familiar de Alagoas podem ganhar um novo campo de fornecimento para os seus itens alimentícios ainda este ano com a abertura da Chamada Pública da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Segundo ficou definido em audiência realizada na sexta-feira passada, dia 24, entre diretores da União das Cooperativas da Agricultuira Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL) e o reitor Josealdo Tonholo, a Universidade deverá comprar os gêneros da agricultura familiar para o abastecimentos das cinco unidades de Restaurantes Universitários.

O encontro, que aconteceu na sede da reitoria da Ufal, também contou com a participação da representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Sebrae Alagoas e do corpo gestor universitário. O bate-papo teve o objetivo de estimular a economia local  mediante o potencial de mercado das 46 cooperativas que integram a Unicafes-AL.

Ainda durante a reunião, o grupo tratou da diversidade dos produtos oriundos das cooperativas que poderão ser ofertados à Ufal. Já o grupo de nutrição responsável pelo RU apresentou a dinâmica atual de compras e demandas.

O presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, destacou a importância da missão em garantir acesso a novos mercados.

“Conseguimos avançar, preparando esse ambiente universitário para receber os produtos da agricultura não só das cooperativas, mas também das associações e de todos os instrumentos do pequeno agricultor”, enfatizou Cardozo.

Importante comprador dos itens alimentícios e detentor do segundo maior orçamento do Estado de Alagoas, além de consolidar a chamada pública para a agricultura familiar, a Ufal deverá firmar um termo de cooperação técnica para as áreas de formação cooperativa com atividades acadêmicas.

O reitor Josealdo Tonholo disse que a aquisição de itens da agricultura familiar poderão compor o cardápio das 12 mil refeições diárias servidas nos cinco restaurantes universitários.

“Nessa parceria com as cooperativas também poderemos fomentar o cooperativismo através de ações de formação e especializações em gestão a serem ofertadas em breve”, avaliou o dirigente da Ufal.

Mais matérias desta edição