Ações da Saúde são levadas às Comunidades Quilombolas em Santana do Mundaú

07/03/2023 09:00 - Interior
Por Assessoria
Image

A Saúde de Santana do Mundaú, em parceria com o Instituto Quilombolas e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), realizou no último sábado (04), mais uma ação de assistência e cuidados aos quilombolas da Comunidade Filús. Com palestras educativas, avaliação com médicos especialistas em oncologia cutânea (cirurgião plástico e dermatologista), coleta de sangue, triagem para identificação de esquistossomose - popularmente conhecida como barriga d'água; e a entrega de kits de protetor solar, a iniciativa tem como principal objetivo, promover, em uma atuação mais ampla e estratégica, os direitos da comunidade albina em todas as áreas sociais, sobretudo na saúde.

“Desde o início da nossa gestão, buscamos fortalecer a parceria com o Instituto Quilombolas e a Universidade Federal de Alagoas, para juntos, ampliarmos e oferecermos uma assistência efetiva e qualificada às comunidades. O albinismo é uma condição genética caracterizada pela ausência total ou parcial de pigmentação da pele, dos pelos e dos olhos, que afeta com maior frequência a população negra. Por conta disso, eles possuem limitações como dificuldade de enxergar e sensibilidade à exposição solar, sendo mais suscetíveis ao câncer de pele, além do principal obstáculo deles, que ainda é o preconceito. Nossos esforços são sempre para assegurar à nossa população, de um modo geral, uma saúde humanizada e de qualidade”, disse a secretária Paula Cavalcante.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..