Gazeta de Alagoas
Nº 5699
MÚSICA DE CÂMARA

SEMANA DE MÚSICA DE CÂMARA DA ETA/UFAL APRESENTA CONCERTO DE CORDAS

Programação do evento tem nomes renomados da arte erudita

Por Thauane Rodrigues* | Edição do dia 08/03/2023

Matéria atualizada em 08/03/2023 às 14h44

Foto: Ascom Ufal

Com diversas atividades voltadas para o universo da música erudita, a Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está realizando a Semana de Música de Câmara. O evento ocorre até a sexta-feira (10), no Espaço Cultural da instituição, na Praça Sinimbu, Centro de Maceió.

Gratuita e aberta para todos os admiradores da música de câmara, a programação busca promover uma troca de conhecimentos. Um dos destaques é a masterclass com o professor Oliver Yatsugafu, da Universidade Federal do Mato Grosso, que ocorre durante as manhãs dos dias 8 e 9.

Diretora artística da Semana de Música de Câmara e professora da ETA - UFAL, Lilian Pereira destaca a necessária presença da música na formação do músico. A docente coordenou até 2020 o Encontro de Cordas da Escola Técnica de Artes - ENCOETA, porém, se afastou para cursar o doutorado em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra, em Portugal.

De acordo com ela, os encontros sempre contaram com a participação dos professores-artistas, de diversas regiões do Brasil, que são ligados à universidades, como, por exemplo, a UFMT, UFG, UFRN e UFPB. Com sua volta para o Brasil e o término da pandemia do coronavírus, a professora encontrou o momento propício para realizar o encontro.

“Quando decidi vir para Maceió já tinha um contato constante com amigos da música e, então, decidimos alinhar as datas para fazermos esse encontro aqui na capital alagoana. A música de câmara na formação de um músico é de extrema importância!”, disse ela.

Ainda segundo Lilian Pereira, momentos como a Semana de Música de Câmera são de suma importância para a cena local, pois oferecem aos músicos a possibilidade de explorarem todos os aspectos da construção musical.

“Isso faz toda a diferença na música que se faz coletivamente, pois a música é um espelho da vida e o que buscamos em nossa jornada é partilha, escuta, entrega e construção harmoniosa dos nossos sonhos”.

Além dos momentos de aprendizado, os participantes do evento também poderão apreciar, na sexta-feira (10), às 18h, no auditório da ETA/Ufal, o concerto “O Amor e o Tempo”, da Camerata Acadêmica da ETA. Para encerrar de forma ainda mais especial, haverá as participações do violinista Oliver Yatsugafu e do percussionista Renault Guimarães, no pandeiro. O espetáculo também é gratuito.

Tendo em seu núcleo base os instrumentos de cordas com arco e um repertório que perpassa pelas produções dos períodos barroco e contemporâneo, a Camerata da ETA foi criada em 2015, a partir de um projeto de extensão.

Com a certeza de que está contribuindo para um caminho de construção de uma música de alto nível, a diretora Lilian Pereira não economiza nas expectativas para o encerramento da Semana de Música de Câmara.

“Será um concerto voltado aos sentidos e aos afetos. Quando tocamos, buscamos chegar ao ouvinte pelo afeto, através do que ele ouve. Queremos partilhar aquilo que é essencial no fazer musical: a partilha coletiva em diálogo constante com os afetos humanos”, disse ela.

*Sob supervisão da editoria de Cultura

Mais matérias desta edição