Documentário sobre pesquisadoras brasileiras estreou no Dia Internacional da Mulher

O filme “Mulheres na Conservação” lança olhar delicado e sensível sobre a vida e o trabalho de sete heroínas da luta ambiental

Créditos: João Marcos Rosa

A história de sete mulheres cientistas e pesquisadoras brasileiras, que realizam um importante trabalho na área de conservação ambiental no país, é tema do documentário “Mulheres na Conservação”, que recebeu seu respectivo lançamento no Dia Internacional das Mulheres. O material recebeu produção a partir da websérie que leva o mesmo nome, em realização com o apoio da Fundação Toyota do Brasil. A pré-estreia ocorreu no Belas Artes, em São Paulo.

A jornalista ambiental Paulina Chamorro é criadora do podcast Vozes do Planeta. Ao conhecer e entrevistar algumas das pesquisadoras, então ela lançou em 2019, ao lado do fotógrafo João Marcos Rosa, a websérie Mulheres na Conservação, que contou com o apoio da Fundação Toyota do Brasil. O documentário faz um recorte poético da websérie que continua online e ativa, dessa forma contando histórias e divulgando o trabalho de mulheres cientistas da natureza.

No filme documental, temos como foco a vida de: Patrícia Medici, da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB-IPÊ); Neiva Guedes, do Instituto Arara Azul; Bárbara Pinheiro, da Universidade Federal de Alagoas (PDCTR/UFAL); Flávia Miranda, do Instituto Tamanduá; Márcia Chame, das fundações Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Homem Americano; Maurizélia de Brito e Silva, da Reserva Biológica do Atol das Rocas (ICMBio/MMA) e Beatrice Padovani, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O documentário Mulheres na Conservação tem 45 minutos de duração e pretende inspirar as novas gerações de pesquisadoras, mostrando a determinação, o trabalho e os resultados dessas profissionais, assim como investigar parte do universo feminino que se destaca à frente dos principais projetos de conservação de fauna, flora e áreas no Brasil.

Trilhas Pessoais

O trabalho dessas mulheres cientistas é de suma importância para recuperação das espécies que estudam. Além disso,, também transformam as comunidades nas regiões em que desenvolvem as pesquisas. A simbiose das protagonistas com os moradores e o ambiente em que atuam também está no filme e empresta um colorido certamente especial às histórias.

Patrícia Medici, Pesquisadora e Coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB-IPÊ)

Neiva Guedes, Pesquisadora e Presidente do Instituto Arara Azul

Flávia Miranda, Presidente do Instituto Tamanduá

Marcia Chame, Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e diretora científica da Fundação Homem Americano e membro-titular representante do Ministério da Saúde no Conselho Nacional da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente

Maurizélia de Brito e Silva, Chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas/ICMBio/MMA

Fonte: correspondência por e-mail

Confira aqui mais notícias em nosso portal!! O Meta Galáxia possui muito conteúdo sobre Tecnologia, HQs, jogos eletrônicos, filmes e séries, assim como animes e mangás!

Caroline Ishida Date