OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

01/11/2023 às 16:49

Ufal participa de plano de ação nacional para conservação de tubarões

O professor Cláudio Sampaio, docente dos cursos de Engenharia de Pesca e Biologia da Unidade Educacional Penedo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participou da Oficina de Planejamento do 2º Ciclo do Plano de Ação nacional para Conservação de Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção (PAN Tubarões).

A atividade aconteceu na última semana de outubro, e foi organizada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL/ICMBio) na cidade de Itajaí/SC, reunindo dezenas de representantes de pescadores artesanais, industriais, gestores públicos, ONGs, pesquisadores, centros e institutos de pesquisa de todo o Brasil.

“Depois de uma semana de muitas discussões e trocas de experiências, foram definidas ações para a conservação de tubarões e arraias ameaçadas de extinção, onde fui novamente indicado para compor o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) para o 2º ciclo do PAN Tubarões”, destacou.

Segundo o professor, que também participou ativamente do 1º Ciclo do PAN Tubarões, inclusive realizando uma oficina de monitoria do PAN Tubarões em Penedo, durante a Reunião da Sociedade Brasileira para Estudos dos Elasmobrânquios (SBEEL) em 2016. O 1º ciclo do PAN Tubarões gerou muitas ações de conservação, apresentadas no livro do PAN Tubarões que pode ser baixado no link.

O professor Cláudio Sampaio além de ministrar aulas na graduação e na especialização em Gestão e Meio Ambiente na Ufal Penedo, também orienta no Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG DIBICT), coordena o Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC-Ufal) e o Projeto Meros do Brasil em Alagoas, faz parte do conselho da Sociedade Brasileira para Estudos dos Elasmobrânquios (SBEEL), conselheiro da APA Costa dos Corais, Resex Marinha Juquiá da Praia.

Ascom Ufal