Dólar com. 5.1005
20 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Arte, cultura e empreendedorismo se encontram em feira LGBT+ na Ponta Verde
01/11/2023 às 08h15

Geral

Pesquisa acadêmica é publicada homenageando o professor José Fernando Lima Souza

Ebook organizado pelo magistrado Alberto Jorge Correia e pelo professor Martin Ramalho já está disponível gratuitamente no site da Esmal

Presidente Fernando Tourinho destacou que o estudo merece uma boa reflexão dos leitores. - Adaly Crisóstomo/Dicom

O ebook "Ciências Criminais e Constituição: estudos em homenagem ao professor José Fernando Lima Souza" já está disponível gratuitamente no site da Escola Superior da Magistratura (Esmal). A obra foi lançada, nesta terça-feira (31), pelos organizadores Alberto Jorge Correia, juiz e coordenador geral da Esmal, e o professor Martin Ramalho. A solenidade contou com palestra do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Clique aqui e confira o ebook.

Para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, o estudo merece uma boa reflexão dos seus leitores e ajudará muito no dia a dia jurídico. “Estou muito emocionado em lançar um ebook em homenagem ao meu saudoso e estimado pai, José Fernando Lima Souza. Tenho certeza que quem se atrever a fazer a leitura muito lucrará para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional”, comentou.

O magistrado Alberto Jorge falou sobre a honra de contribuir com a área acadêmica conduzindo um trabalho voltado para a ciência criminal e explicou o motivo da homenagem. "O professor José Fernando Lima Souza lecionou por muitos anos nessa área na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), também foi presidente do TJAL e dá o nome à Escola Superior da Magistratura. Por isso, em virtude de um projeto que une a universidade, através da Faculdade de Direito (FDA), e o TJAL, resolvemos fazer essa homenagem com os trabalhos de pesquisa dos alunos”.

Na ocasião, o juiz parabenizou o presidente Fernando Tourinho pela iniciativa de firmar a parceria com a universidade. “Esse é só um começo. A Esmal visa contribuir mais com o trabalho de pesquisa e a Ufal é uma parceira fortíssima para ampliar as discussões. Além disso, nós temos vários magistrados integrando o corpo docente da universidade”, falou.

A palestra do ministro Humberto Martins abordou questões como o Direito Digital e o impacto das novas tecnologias na vida em sociedade. Amigo do desembargador José Fernando, o ministro também destacou o amor do homenageado pela área acadêmica e pela cultura jurídica.

“O desembargador José Fernando é um homem que serve de exemplo não só para Alagoas, mas para o Brasil. É um jurista de escola. Eu sempre aprendi muito com ele. Eu digo em todos os recantos deste país que ele foi o meu pai espiritual, porque me ensinou na universidade, me ensinou para os concursos e depois trabalhamos juntos em escritório de advocacia”, comentou o ministro do STJ.

A diretora da Esmal, desembargadora Elisabeth Carvalho, destacou sua alegria de ser anfitriã do evento que homenageia o desembargador José Fernando. “Fiz questão de vir para recepcionar todos vocês e falar sobre a importância da amizade, do amor e da gratidão em nossas vidas. Por isto que estou aqui, vim como diretora da Esmal para prestar essa homenagem ao meu colega e deixar meu carinhoso abraço”, falou.

Também fizeram parte da mesa de honra o vice-presidente do TJAL, desembargador Orlando Rocha, o corregedor-geral Domingos Neto, o prefeito de Maceió, JHC, o desembargador do TRF-5ª Região, Frederico Dantas, o procurador-geral de Justiça Márcio Roberto, o presidente do TRT-19ª Região, desembargador Marcelo Vieira, o vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Otávio Lessa, o presidente da Almagis, Hélio Pinheiro, o presidente da OAB/AL, Vagner Paes e a diretora da Faculdade de Direito da UFAL, Elaine Pimentel.

Prestigiaram o evento os desembargadores Klever Loureiro, José Carlos Malta, Otávio Praxedes, João Luiz Lessa, Celyrio Adamastor, Carlos Cavalcanti, Ivan Brito, Paulo Zacarias, Fábio Bittencourt, magistrados e servidores do Judiciário.

Fonte: Dicom TJAL