Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > MACEIÓ

Reunião discute o combate à proliferação do peixe-leão em AL

Outra espécie invasora, o coral-sol, será incluída na campanha de conscientização

A adoção de medidas de controle do peixe-leão, espécie invasora que tem sido uma preocupação relacionada às pesquisas costeiras em Alagoas, foi assunto de reunião que contou com as presenças de representantes do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O animal marinho já foi avistado em praias do Litoral Norte de Alagoas, nas cidades de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.

O peixe-leão, mais comum na espécie (Pterois volitans), é um animal perigoso não apenas para seu ecossistema, mas para turistas, pescadores e mergulhadores que atuam na área costeira e setores socioeconômicos. A espécie não possui predadores, portanto sua proliferação é rápida e difícil de ser controlada. Além disso, seus espinhos são venenosos e prejudiciais à saúde humana.

De acordo com Juliano Fritscher, consultor ambiental do IMA, já foi possível observar que o peixe-leão é predador de algumas espécies. “Pesquisas já mostraram que o budião verde, ou bico verde, que é uma espécie em extinção, é consumido pelo peixe-leão. O peixe-leão é muito predatório e caça bem, não existe predador para ele em nossas águas, então há o risco de uma devastação causada por ele a espécies que já estão em risco”, explicou Fritscher.