Dólar com. 5.1079
20 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Arte, cultura e empreendedorismo se encontram em feira LGBT+ na Ponta Verde
09/11/2023 às 10h30

HUPAA realiza ações no mês da Prematuridade 2023

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-UFAL), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará entre os dias 06 e 24/11 ações alusivas à Prematuridade.  O tema proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Aliança Global para o Cuidado do Recém-nascido desta edição é "Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares".

No último dia 30 de outubro, foi realizado no HUPAA um webinar preparatório, ministrado pela Dra. Sirmani Frazão, professora, médica neonatologista, coordenadora estadual do Método Canguru. A previsão é que no decorrer do mês outras atividades relacionadas a temática sejam realizadas.

Prematuridade: uma questão de saúde pública

É considerado prematuro o bebê que nasce com menos de 37 semanas de idade gestacional.  Junto a esse marco temporal específico, há uma classificação da OMS mais detalhada das idades gestacionais: entre a 34ª e 36ª semana, é considerado como prematuro tardio; de 32 a 33, como prematuros moderados; muito prematuros entre 28 e 31; e prematuros extremos para aqueles bebês nascidos abaixo de 28 semanas. Quanto maior o grau de prematuridade, maiores são as intercorrências de saúde desse recém-nascido.

Segundo o Ministério da Saúde, 340 mil bebês nascem prematuros no Brasil. Uma outra pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Fundo das Nações Unidades para a Infância (UNICEF) e pela Parceria para a Saúde Materna, Neonatal e Infantil ((PMNCH, sigla do inglês Partnership for Maternal, Newborn and Child Health), que analisou o número de casos no mundo entre os anos de 2010 a 2020, demonstrou que 1 a cada 10 nascimentos é prematuro. Somente em 2020, 13,4 milhões de bebês foram prematuros.

De acordo com a pediatra e neonatologista do HUPAA, Bruna Duarte, prevenir o nascimento prematuro é a melhor forma de garantir qualidade de vida para esses bebês. "Mas, nem sempre a prematuridade é evitável e, para esses casos, é essencial um nascimento seguro, em uma maternidade de alto risco, preparada para receber esse paciente vulnerável pela sua imaturidade e prestar cuidados especializados com recursos tecnológicos e equipe multidisciplinar capacitada", enfatiza.

Ainda segundo a pediatra e neonatologista, as evidências científicas têm mostrado que para o pleno desenvolvimento do prematuro é importante também a implementação de medidas cada vez menos invasivas, humanizadas e em contato com sua família. "São indiscutíveis os benefícios do contato pele a pele desde a sala de parto ou precocemente na Unidade Neonatal, pelo maior tempo possível. E discutir sobre esse tema é de suma importância para conscientizar as equipes assistenciais, promover mudanças na nossa prática e, consequentemente, promover melhores desfechos no neurodesenvolvimento dos nossos bebês", afirma.

"O contato pele a pele é uma das estratégias de cuidado neonatal capazes de gerar grande impacto para o bebê prematuro, mas em paralelo não podemos deixar de citar a prevenção da hipotermia na sala de parto, o uso controlado do oxigênio, prescrição criteriosa de antimicrobianos, oferta precoce do leite materno e a humanização do cuidado", reforça Duarte.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.