Alagoas

Sinpete 2023: Ufal e Seduc promovem evento de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica

Seduc é parceira da Sinpete, que ocorre de 16 a 20 de outubro, em cinco polos espalhados pelo estado

Publicado:

Rede estadual tem 63 projetos selecionados para a Semana de Pesquisa e Tecnologia da Ufal

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) é um evento promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e que ocorre entre os dias 16 e 20 deste mês, em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é uma das parceiras da ação, que integra a programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A Seduc teve 63 projetos selecionados para a Sinpete 2023. Foram 31 trabalhos aprovados para o Concurso de Ideias Inovadoras – em que as escolas da Educação Básica apresentam projetos científicos – e 32 propostas pré-selecionadas para a exposição de pôsteres e atividades que incluem manifestações culturais, palestras, minicursos e oficinas. Além disso, 96 escolas estaduais agendaram visitação às atividades do evento.

A coordenadora-geral da Sinpete, Vera Lúcia Pontes, revelou que a edição 2023 do evento terá um alcance maior que a do ano passado – estima-se que o número de participantes salte de dois mil para 20 mil pessoas neste intervalo de apenas um ano. A Ufal contará com diversos parceiros para o evento, como Seduc, Fapeal, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e universidades Estadual (Uneal) e de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Dos 31 projetos aprovados para o Concurso de Ideias Inovadoras, 17 serão expostos em Maceió; 10 em Palmeira dos Índios; 3 em Arapiraca; e 1 em Maragogi. Escolas como Professor Loureiro (Murici), Francisco Domingues (Limoeiro de Anadia), Marcos Antônio Cavalcanti (Maceió), Princesa Isabel (Maceió), Theonilo Gama (Maceió), Theotônio Vilela Brandão (Maceió), Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios), Almeida Cavalcanti (Palmeira dos Índios), Djanira Santos Silva (Palmeira dos Índios), José Victorino da Rocha (Palmeira dos Índios) Antônia Macedo (Palmeira dos Índios), Laura Chagas (Santana do Ipanema), Padre Francisco Correia (Santana do Ipanema) e Areia Branca (Santana do Ipanema) estarão presentes no evento. Já as escolas Ângelo de Abreu (Olho d’Água das Flores) e Batista Acioli (Maragogi) levarão seus trabalhos para os polos Arapiraca e Maragogi.

Algumas escolas têm projetos já premiados em eventos como o Encontro Estudantil da Educação de Alagoas e o Circuito Alagoano de Startup. Por exemplo, os estudantes da Escola Estadual Princesa Isabel foram premiados no Circuito Alagoano de Startup promovido pela Ufal. Já na Escola Estadual Theotonio Brandão Vilela será apresentado o Ecofloor – abordando a produção de cerâmicas artesanais à base das cascas do sururu – vencedor do Encontro Estudantil da Educação de Alagoas deste ano. E na Escola Estadual Graciliano Ramos será apresentado “A Química do Amor” – arrancando elogios dos visitantes do Festival de Inovação e Criatividade – além dos jogos inclusivos selecionados para a 3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa.

A Sinpete 2023 é uma excelente oportunidade para os estudantes terem contato com a iniciação científica bem como com o meio universitário. O evento possibilitará estimular criatividade, raciocínio inovador e pensamento crítico nos jovens participantes por meio desses projetos científicos inovadores desenvolvidos pelas escolas estaduais alagoanas.

Assuntos