OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

02/10/2023 às 15:46

Reitor da Ufal Josealdo Tonholo destaca inovação produzida pelo Nees

Reitor Josealdo Tonholo com a equipe do Nees Reitor Josealdo Tonholo com a equipe do Nees

Um dos líderes, no Brasil, no desenvolvimento de tecnologia e inovação em políticas públicas para educação, o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) completou 12 anos este mês. Ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Nees foi fundado em 2011 por dois professores da instituição, Alan Pedro e Ig Bittencourt, junto com o professor Seiji Isotani, da Universidade de São Paulo (USP). O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, reconhece o trabalho de inovação realizado pelo núcleo e destaca a contribuição que o grupo dá para a educação.

“Doze anos do Nees, projeto que começou no Instituto de Computação e que hoje permeia por todas as unidades acadêmicas da nossa Universidade Federal de Alagoas. São mais de 600 pessoas trabalhando entre técnicos, docentes, estudantes, parceiros de outros Estados e de outros países”, afirmou o reitor.

E completa: “Sempre produzindo tecnologia, provendo educação, trazendo inovação para o nosso dia a dia e fazendo diferença do ponto de vista acadêmico”.

O núcleo é formado por um time de 165 pesquisadores e professores multidisciplinares e de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Desse universo, mais de cem são doutores. Um terço da equipe é de pesquisadores que atuam em programas de pós-graduação. A formação multidisciplinar dos pesquisadores é um dos principais diferenciais, pois possibilita alta capilaridade devido à competência e à disponibilidade para executar projetos em qualquer parte do Brasil e do exterior.

O Nees também colabora fortemente na formação profissional de estudantes de cursos de graduação e pós-graduação que atuam nos projetos como bolsistas. São 343 universitários que se juntam à missão de desenvolver ferramentas tecnológicas que contribuam para melhoria da aprendizagem dos alunos da educação básica do País. Além de também para fortalecer as práticas pedagógicas dos docentes das escolas públicas.

História

Quando o Nees foi criado, em 2011, o propósito inicial era levar os resultados das pesquisas desenvolvidas na universidade à sociedade. Por isso, Ig, Alan e Seiji escolheram seguir pelo empreendedorismo social. Daí a sigla Núcleo de Excelência em Empreendedorismo Social (Nees).

Mas, logo depois, os integrantes do Nees perceberam a necessidade de ampliar a atuação e passaram a focar na equidade educacional para a transformação social, sem deixar de lado a pesquisa científica como base para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras na área educacional. Tanto que todos os projetos do Nees são baseados em evidências.

Com esse novo olhar, houve a mudança para o atual nome, Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais. Até 2030, uma das metas do Nees é ser referência nacional em transformação digital na educação.

Ascom Ufal