Alagoas

Inaugurado Centro de Formação Agroflorestal em Alagoas: Uma Iniciativa para Agricultura Sustentável

Parceria vai fortalecer a cadeia produtiva de pequenos agricultores; IMA vai contribuir com a distribuição de espécies florestais nativas na região e suporte técnico

Publicado:

IMA participa da inauguração do Centro de Formação Agroflorestal Flor do Bosque, em Messias

O Centro de Formação Agroflorestal Flor do Bosque, inaugurado no sábado (30), no Assentamento Flor do Bosque, em Messias, Alagoas, é uma iniciativa liderada pelo professor José Roberto, coordenador do curso de Bacharelado em Agroecologia do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) também participou da inauguração e contribui com a distribuição de mudas florestais nativas e apoio técnico.

O objetivo do Centro de Formação Agroflorestal Flor do Bosque é ensinar técnicas da agroecologia e agrofloresta para agricultores e estudantes que desejam obter conhecimento sobre o assunto. A agroecologia é a ciência que estimula a agricultura sustentável, com práticas que incorporam questões políticas, culturais, sociais, energéticas, éticas e ambientais.

A agrofloresta é um sistema de produção que reúne culturas agronômicas com espécies florestais. Ao usar a lógica da sucessão florestal e menos insumos externos, os Sistemas Agroflorestais (SAF) podem incluir produção animal. Esta proposta traz benefícios à saúde dos produtores, consumidores e meio ambiente.

O Centro de Formação Agroflorestal Flor do Bosque levará o fortalecimento da cadeia produtiva dos pequenos agricultores alagoanos. Além disso, haverá inserção de espécies florestais nativas para atender às agendas climáticas e recuperar áreas por meio do uso sustentável da terra.

O IMA também participa deste projeto através do Alagoas Mais Verde. O programa promove a distribuição de mudas características do bioma estadual nos municípios alagoanos em parceria com o Rotary Internacional, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), secretaria do Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Mundo Unido (IMU) e membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

A inauguração deste centro no Assentamento Flor do Bosque vem celebrar o Dia Nacional da Agroecologia deste ano. É uma iniciativa importante para incentivar a agricultura sustentável na região alagoana por meio dessa ciência que valoriza a natureza e as questões sociais envolvidas na produção agrícola. Palavras-chave: agroecologia; agrofloresta; IMA; Ufal; Alagoas; SAF; produção animal; produção sustentável; recuperação ambiental; agricultura familiar.

Assuntos