OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

03/10/2023 às 19:05

HUPAA: 50 anos de ensino e assistência em saúde à população alagoana

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebra seus 50 anos neste mês de outubro, consolidando uma trajetória marcada pela qualidade em saúde. A festividade será realizada na quarta-feira, dia 11 de outubro, no estacionamento do hospital, com a presença do presidente da estatal, Arthur Chioro.

Na programação, estão previstas apresentações musicais e atividades voltadas para homenagear instituição de 5 décadas. A expectativa é reunir colaboradores, discentes, docentes, usuários, gestores públicos e parceiros para celebrar a história de contribuição do hospital para o país no ensino público superior e no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o superintendente do HUPAA, professor Célio Rodrigues, é meio século de um crescimento imenso, tanto no hospital, quanto nos serviços oferecidos. “Hoje o Hospital Universitário atende a uma média de 14 mil pessoas por mês de todos os municípios do estado de Alagoas e oferece 50 especialidades médicas, além de contar com uma equipe multiprofissional de saúde completa. Além disso, o hospital atende a vários cursos de graduação e pós-graduação, sendo um campo de estágio relevante”, destaca.

Sobre o Hospital

A história do HUPAA começou em 1950, com a proposta da construção do Hospital Universitário, concluída em 1992, e que seria ligado à então Faculdade de Medicina (Famed). Em seguida, com a integração da Famed à UFAL, o hospital universitário tornou-se um complexo de mais de 30 mil metros quadrados à disposição da população alagoana.

Uma das personagens dessa trajetória é a enfermeira Bárbara Allen, que chegou à Maceió em 1973, junto com o navio do projeto Hope. A embarcação havia sido utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, e trouxe uma equipe de norte-americanos da área de Saúde. Bárbara foi a única que não voltou para os Estados Unidos e se tornou peça fundamental para a abertura do hospital naquele ano e a criação do curso de Enfermagem.

A preocupação com a excelência na educação de profissionais na área de saúde, na pesquisa e na assistência aos pacientes da rede pública alagoana, sempre foram prioridades para todos que compõe a Instituição, solidificando um caminho de aprimoramento das atividades do HUPAA durante o tempo.

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes é o único hospital de ensino público federal em Alagoas. É reconhecido pelos diversos segmentos da sociedade como uma instituição de referência não somente por sua área física e corpo clínico, mas também pelo empenho na formação profissional e pela vasta gama de ações realizadas em assistência, ensino, pesquisa e extensão.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Ascom Hospital Universitário Professor Alberto Antunes