Alagoas

HEA e Ufal unem-se para combater resistência microbiana no ambiente hospitalar

O intuito é implantar um projeto de extensão, com o objetivo de cumprir várias atividades na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas

Publicado:


Parceria entre o Hospital de Emergência do Agreste e a Ufal visa prevenir infecções hospitalares
Parceria entre o Hospital de Emergência do Agreste e a Ufal visa prevenir infecções hospitalares

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estabeleceram uma parceria para combater a resistência microbiana no ambiente hospitalar e promover a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde. O projeto de extensão, aprovado pelo edital de extensão do Programa de Fomento a Atividades Extensionistas (Profaex), envolve alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Ufal/Campus Arapiraca.

O objetivo é realizar palestras para conscientizar os profissionais de saúde sobre as medidas de prevenção, além da coleta de dados epidemiológicos e aplicação imediata das intervenções planejadas. Esta parceria entre ensino, pesquisa e extensão contribui para melhorar a qualidade do atendimento e segurança dos profissionais e pacientes.

De acordo com a professora doutora Danielly Cantarelli, coordenadora do projeto, “pretendemos realizar ações como palestras para conscientizar tanto os profissionais de saúde quanto os profissionais de forma geral que trabalham no hospital a adotar essas medidas de prevenção”. A enfermeira Maria Karolina Marques, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HEA, destacou que o projeto é relevante por promover um estudo científico sobre as infecções relacionadas à assistência à saúde.

Esta parceria entre o HEA e Ufal é um exemplo concreto da colaboração entre instituições que enriquecem a experiência dos estudantes. O próximo passo deste projeto envolve a coleta de dados epidemiológicos e aplicação imediata das intervenções planejadas para melhorar o controle da resistência microbiana no ambiente hospitalar.

A parceria entre o Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) visa fortalecer a conscientização sobre prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, bem como combater resistência microbiana no ambiente hospitalar. O projeto envolve alunos dos cursos Medicina e Enfermagem da Ufal/Campus Arapiraca para realizarem palestras educativas sobre medidas preventivas, além da coleta de dados epidemiológicos para avaliar incidência e prevalência dessas infecções. Esta parceria entre ensino, pesquisa e extensão contribui para melhorar qualidade do atendimento e segurança dos profissionais e pacientes.

Assuntos


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Operação Maligno - @Reprodução
Alagoas
Operação Maligno: MP de Alagoas prende grupo que desviou mais de R$ 243 milhões dos cofres públicos

A Operação Maligno cumpriu cinco mandados de prisão, sendo um em Maceió, três em Petrolina (PE) e um em Japaratinga (AL).


Casas abandonadas - @Reprodução
Alagoas
DataSenado: 82% das vítimas da Braskem estão insatisfeitas com a resposta dos poderes públicos

Os resultados destacam uma profunda insatisfação com a resposta dos poderes públicos.


@ Divulgação
Alagoas
Famtour: Descubra o cenário perfeito para casamentos inesquecíveis em Barra de São Miguel

Evento exclusivo revela os destinos mais encantadores e os serviços de excelência para promotores de eventos especializados, consolidando Barra de São Miguel como um destino de casamento dos sonhos.


Emanuella Fernanda, 3º sargento da PMAL | @ Reprodução
Alagoas
Sargento da PM morre com suspeita de dengue, em Maceió

A causa da morte pela doença ainda está sendo analisada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). 


Elefante-marinho encontrado na Praia de Antunes, em Maragogi | @Biota
Alagoas
Elefante-marinho surpreende banhistas ao ser encontrado em Praia de Maragogi

Da espécie Mirounga Leonina, o animal é de grande porte e coberto por uma camada espessa de pelo.