Projeto Samu nas Escolas realiza ação para alunos da Pestalozzi de Maceió

Por Ascom Samu 07/10/2023 09h30 - Atualizado em 07/10/2023 15h56
Projeto Samu nas Escolas realiza ação para alunos da Pestalozzi de Maceió
A ação ocorreu na sede da instituição no bairro Farol, em Maceió - Foto: Arnaldo Santtos

Alunos da Escola Especializada Maria do Espírito Santo, que integra o Centro de Atendimento Educacional Especializado Genilda Porto, vinculado à Associação Pestalozzi de Maceió, foram contemplados, nesta sexta-feira (6), com o Projeto Samu nas Escolas.

Com isso, acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social ensinaram noções básicas de primeiros socorros, bem como, conscientizaram sobre os males causados pelos trotes, que podem colocar em risco a vida de diversas pessoas que necessitam de assistência pré-hospitalar móvel.

A ação ocorreu na sede da instituição no bairro Farol, em Maceió, e contou com a participação de alunos que fazem parte do Projeto Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e também do Projeto Atendimento Educacional Especializado (AEE). A instituição atende 300 alunos com deficiência, que foram instruídos sobre o que fazer no caso de engasgos e fraturas, bem como, sobre como agir quando alguém sofre uma queimadura e choque elétrico. No final das aulas, os alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer uma ambulância do Samu.

“Além da aulas comuns, os alunos participam de cursos de dança/ballet, teatro, costura, além de participaram de diversas oficinas de artes, como atividades complementares”, explicou a coordenadora pedagógica, Juliana Freitas Fernandes, destacando que “a presença dos profissionais do Samu para realização do Projeto Samu nas Escolas foi fundamental para os alunos, que têm necessidades especiais. Com certeza foi um momento ímpar na vida deles, pois estiveram a todo momento interagindo com os acadêmicos”, pontuou.

Além de orientar sobre os males dos trotes e repassar noções de primeiros socorros, alunos da Associação Pestalozzi de Maceió conheceram o interior de uma ambulância do SamuGustavo Alves dos Santos, aluno do 9º período, um dos contemplados pelas orientações dos integrantes do Samu nas Escolas, disse que apesar de ser difícil os procedimentos de ajudar a desengasgar uma pessoa ou uma criança, vai tentar fazer as manobras quando for preciso, caso se depare com uma pessoa que precise dos procedimentos de primeiros socorros.

“Todo mundo pode ajudar a salvar vidas junto com o Samu. Basta seguir as orientações que tivemos aqui para saber como agir e colocar em prática as manobras de primeiros socorros”, salientou, enquanto conhecia o interior de uma ambulância que o Samu levou para a ação.

O Projeto Samu nas Escolas é um projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em que participam também acadêmicos do Centro Universitário Cesmac, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Centro Universitário de Maceió (Unima) e Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ).

Para isso, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu capacitou 38 acadêmicos dos cursos de serviço social, enfermagem e medicina para repassarem informações sobre os primeiros socorros aos alunos das escolas, sob a supervisão dos profissionais do Samu.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o projeto Samu nas Escolas é fundamental para conscientizar os estudantes, inclusive os alunos especiais. “É fundamental que todos os alagoanos tenham conhecimento sobre noções sobre os primeiros socorros porque esse conhecimento pode ajudar a salvar vidas”, enfatizou.