Economia

Banco do Nordeste premia iniciativas empreendedoras de micro e pequenas empresas em Alagoas

O Prêmio Banco do Nordeste da MPE reconhece empreendedorismo e conquistas de empresas financiadas pela instituição financeira

Por Assessoria 09/10/2023 14h38
Banco do Nordeste - Foto: Reprodução

O Banco do Nordeste realiza, nesta quarta-feira, 11, o Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa em reconhecimento ao esforço empreendedor de empresários que se destacaram nos resultados de seus negócios, a partir do apoio financeiro prestado pelo Banco. Em Alagoas, três inciativas serão premiadas em evento que acontece no Hotel Best Premier, às 10h.

Ao todo, 33 empresas recebem o prêmio em toda a área de atuação da instituição financeira – Região Nordeste e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Em sua nona edição, o Prêmio BNB da MPE destaca a atuação de empreendimentos de portes micro, pequeno e pequeno-médio, a partir da avaliação de critério quantitativos e qualitativos, ao longo do ano de 2022, a exemplo da quantidade de empregos gerados, evolução de vendas e de clientes, melhoria de renda dos empresários e investimentos em práticas de gestão, busca de inovação e melhorias da produtividade e competitividade.

A seleção dos premiados foi realizada por meio de Comissão Julgadora composta por representantes de entidades empresariais dos estados. Em Alagoas, participaram do processo seletivo: Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Alagoas (FCDL), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio).

Das três empresas alagoanas que receberão o Prêmio, duas são do município de Penedo e a outra de Olho D’Água das Flores, atuantes nos ramos de panificação e confeitaria; serviços médicos, e de distribuição e comercialização de produtos alimentícios em geral.

Aplicações

Até agosto deste ano, o volume de aplicações de crédito junto a empreendimentos de micro, pequeno e pequeno-médio portes chegou a R$ 5,7 bilhões em mais de 38 mil operações de crédito, em toda área de atuação do BNB. O resultado representa alta de 37% em valor, se comparado ao mesmo período do ano passado. Se considerados apenas recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), foram R$5,2 bilhões investidos pelo banco, nos oito primeiros meses do ano com esse segmento empresarial.

Em todo o ano de 2022, o Banco do Nordeste financiou R$ 6,6 bilhões em 45 mil operações.

MPEs em Alagoas

Em Alagoas, o Banco do Nordeste aplicou, de janeiro a agosto deste ano, R$ 234,5 milhões em 1,6 mil operações de crédito destinadas a empreendimentos enquadrados entre os clientes reconhecidos pelo Prêmio MPE, elevação de 27% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao longo de 2022, o volume de recursos superou R$ 263 milhões em 1,3 mil contratos de financiamento com empresas alagoanas dos portes micro, pequeno e pequeno-médio.