ALAGOAS – “Maratona de Inovação chega a Arapiraca e abre inscrições para evento voltado a tecnologia, agro e saúde”

A cidade de Arapiraca, em Alagoas, receberá a 5ª edição da Maratona de Inovação dos CAS (Circuito Alagoano de Startups). O evento está marcado para acontecer de 22 a 24 de setembro, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Durante 46 horas consecutivas, equipes formadas por estudantes e empreendedores terão a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais, nas áreas de Tech, Agro e Saúde.

As inscrições para a maratona já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o dia 20 de setembro, ou até que todas as vagas sejam preenchidas. Serão disponibilizadas 24 vagas para equipe, sendo oito para cada uma das três categorias mencionadas. Os participantes devem estar em estágio inicial de seus projetos, com ideias ou validação, e formar equipes de 3 a 5 pessoas.

Durante o evento, os participantes contarão com a orientação de 12 mentores, que irão auxiliá-los no desenvolvimento das ideias, utilizando uma metodologia baseada na gestão ágil. Além disso, haverá oficinas, brainstorms, acompanhamentos e avaliações para contribuir com a evolução dos projetos ao longo do final de semana.

No encerramento da maratona, os empreendedores terão a oportunidade de apresentar suas ideias em um DemoDay, onde deverão convencer a plateia e potenciais investidores em apresentações dinâmicas e convincentes, de curta duração. Os projetos desenvolvidos durante a maratona têm potencial para se tornarem aplicativos, plataformas, produtos e serviços de sucesso.

Além disso, a organização do evento irá disponibilizar alimentação e alojamento no campus da Ufal, além de acesso à internet. Os participantes devem levar seus próprios notebooks ou tablets, assim como itens de uso pessoal, como colchonetes, lençóis, travesseiros, toalhas e produtos de higiene.

Vale ressaltar que a maratona busca promover o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia em Alagoas. O evento em Arapiraca é coordenado pelos professores Hérmani Magalhães, mestre em Economia e coordenador geral do CAS, e Nathalia Queiroz, doutora em Ciências dos Materiais e docente no Centro de Tecnologia da Ufal.

A Maratona de Inovação em Arapiraca é uma realização da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Universidade Federal de Alagoas. Mais informações sobre a programação completa e os critérios de avaliação podem ser encontradas no edital do evento, disponível no link [link do edital]. Também é possível obter mais informações no perfil @startups.alagoas, no Instagram.