Cidades

Por Tribuna Hoje com Biota 11/09/2023 10h03
Pesquisadores da Ufal e Biota fazem atividade de campo na APA dos Corais
A ação será em Porto de Pedras entre 11 e 16/0 - Foto: Biota

Equipes de pesquisadores do laboratório de Biologia Marinha e Conservação (Lamarc) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Biota de Conservação estarão em atividade de campo na APA Costa dos Corais, em Porto de Pedras, nesta segunda-feira (11) e no sábado (16), estudando as tartarugas marinhas. A fase final do projeto conta com um documentário para mostrar os resultados alcançados.

O objetivo das equipes neste projeto é utilizar diferentes tecnologias para estudar as tartarugas marinhas na unidade de conservação. ‘’Nesta semana, a equipe tentará capturar tartarugas marinhas para instalação de transmissores via satélite. Com estes transmissores os pesquisadores poderão entender quais áreas as tartarugas usam para se alimentar e dormir, desta forma, as medidas de conservação para espécie podem ser mais eficientes. Um diferencial é que este projeto fomentou o desenvolvimento da tecnologia de transmissores no Brasil, junto a Nortronic’’, explica o presidente do Biota, Bruno Stefanis.

Objetivo é estudar a vida das tartarugas marinhas (Foto: Biota)

Ainda segundo Bruno, até então, todos os transmissores usados no Brasil eram importados. ‘’Se tivermos sucesso nesta campanha, além de ajudar na conservação das tartarugas marinhas, iremos ajudar também o desenvolvimento de uma tecnologia nacional para o monitoramento destas espécies. Nesta fase final do projeto está ocorrendo à produção de um documentário sobre os resultados do projeto, que conta com equipe o divulgador científico e professor da UECE Hugo Fernandes e a jornalista e documentarista Thamys Trindade. A parceria com a comunidade local é fundamental para o desenvolvimento do projeto e sempre contamos com amplo apoio da comunidade’’.

O projeto é financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, e conta com apoio do PELD Costa dos Corais.