Dólar com. 5.1033
20 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Arte, cultura e empreendedorismo se encontram em feira LGBT+ na Ponta Verde
12/09/2023 às 15h30

Hupaa-Ufal realizou 52 transplantes de córnea entre 2020 e 2023

Em todo o Brasil, 19 hospitais vinculados à Rede Ebserh foram responsáveis por 791 transplantes no primeiro semestre deste ano

Valentina, Flávio, Nicolas, Milena, Ramom, Felipe, Sandra, Rhavy, Patrick, Moara. São nomes de pessoas de todas as regiões do Brasil que têm algo em comum e se unem neste mês de setembro, dedicado à conscientização sobre doação de órgãos. Eles representam, na condição de doadores ou receptores, as 14.182 pessoas que receberam transplantes de órgãos, tecidos e medula óssea no Brasil neste ano.

Só na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) — estatal que administra 41 Hospitais Universitários (HUs) —, 19 instituições realizaram 791 transplantes no primeiro semestre de 2023, segundo a Base de Dados Nacionais do Sistema Único de Saúde (SIA/SIH/SUS). No ano passado, os HUs da Rede Ebserh realizaram 1.473 transplantes; já em 2021, foram 1.342 cirurgias e, em 2020, 1.094 transplantes na Rede. Os dados são do Serviço de Gestão da Informação, Monitoramento e Avaliação da estatal.

Os investimentos em pesquisa, formação de pessoal e tecnologias feitos nos hospitais da rede Ebserh garantem que esses serviços sejam oferecidos à população dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as frentes, num trabalho que envolve várias etapas: as cirurgias de captação de órgãos feitas em unidades de todas as regiões do Brasil; a abordagem para doação quando é identificado um potencial doador pelos comitês; o próprio transplante (um processo sofisticado e cada vez mais seguro); e o acompanhamento pós-cirurgia.

Em Maceió-AL, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa-Ufal) realizou 52 transplantes de córnea entre os anos de 2020 e 2023, conforme dados do SIA/SIH/SUS divulgados pela Ebserh. No primeiro semestre deste ano, o hospital realizou três transplantes de córnea, de acordo com informações da estatal. Há 20 anos, o hospital-escola também conta com um Banco de Olhos. Inaugurado em 2003, o Banco de Olhos do Hupaa-Ufal é o único de Alagoas e fornece córnea para todos os médicos transplantadores do estado, autorizados para realizar o procedimento. O banco realiza os procedimentos de retirada das córneas do doador e a preparação do órgão até a liberação do transplante, que é regulada pela Central de Transplantes de Alagoas.

SOBRE A EBSERH

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.