OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

13/09/2023 às 15:12

Em parceria com Butantan, CITox/Ufal realiza atividades para educação em toxicologia

O Centro de Informações Toxicológicas (CITox), programa de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza nos dias 18 a 22 de setembro, diversas atividades com o objetivo de popularizar a ciência Toxicologia, realizando ações de educação em saúde, junto aos adolescentes e jovens da rede pública e privada de ensino de Maceió-AL. As atividades contam com a participação e parceria de pesquisadores do Instituto Butantan.

Segundo a professora Aline Fidelis, coordenadora do CITox, os estudantes de ensino fundamental, séries finais, e ensino médio são o público-alvo do evento. “Tais estudantes estão sendo convidados por meio das escolas em que estudam, virão acompanhados de seus professores e com transporte da Semed [Secretaria Municipal de Educação], sendo estas escolas que o CITox já executa ações de Educação em Saúde para prevenção ao uso de substâncias psicoativas”, explica.

Dramatização

A programação inicia com uma dramatização, no sentido figurado de “julgar” o uso dos agrotóxicos e, de forma contextualizada, trabalhar a toxicidade desses produtos. Ela acontece no dia 18 de setembro com o título “CITox nas escolas e Escolas na Ufal: julgamento dos agrotóxicos”. A atividade é vinculada ao edital Profaex, da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Ufal.

A dramatização acontece no auditório da Reitoria e conta com a participação dos estudantes da turma de Toxicologia da graduação de Farmácia e estudantes de pós-graduação do ICF (PPG Ciências Farmacêuticas) e de outras unidades da Ufal, a exemplo do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) e Instituto de Química e Biotecnologia (IQB).

Simpósio Zebrafish

No dia 20, das 9h às 12h, será realizado o Simpósio Zebrafish, uma atividade vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, do ICF, desenvolvido em colaboração com o Instituto Butantan. “Receberemos quatro pesquisadores do Butantan, no ICF, e as inscrições são feitas pelo Sigaa”, explica a professora.

Direcionado aos estudantes e docentes de graduação e pós-graduação da Ufal, o Zebrafish conta com a participação de quatro pesquisadores do Butantan, no ICF.

Semana de Extensão

Já nos dias 21 e 22 o CITox participa da Semana de Extensão da Ufal, com o minicurso “Divulgação Científica e Ciência para Todos: experiências de sucesso” e a oficina “Zebrafish: Brincando para Aprender”.

Ascom Ufal