Hupaa-Ufal realizou 52 transplantes de córnea entre 2020 e 2023 Em todo o Brasil, 19 hospitais vinculados à Rede Ebserh foram responsáveis por 791 transplantes no primeiro semestre deste ano

Assessoria

13 set 2023 - 08:30


Foto: Divulgação

Maceió (AL) – Valentina, Flávio, Nicolas, Milena, Ramom, Felipe, Sandra, Rhavy, Patrick, Moara. São nomes de pessoas de todas as regiões do Brasil que têm algo em comum e se unem neste mês de setembro, dedicado à conscientização sobre doação de órgãos. Eles representam, na condição de doadores ou receptores, as 14.182 pessoas que receberam transplantes de órgãos, tecidos e medula óssea no Brasil neste ano.

Só na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) — estatal que administra 41 Hospitais Universitários (HUs) —, 19 instituições realizaram 791 transplantes no primeiro semestre de 2023, segundo a Base de Dados Nacionais do Sistema Único de Saúde (SIA/SIH/SUS). No ano passado, os HUs da Rede Ebserh realizaram 1.473 transplantes; já em 2021, foram 1.342 cirurgias e, em 2020, 1.094 transplantes na Rede. Os dados são do Serviço de Gestão da Informação, Monitoramento e Avaliação da estatal.

Os investimentos em pesquisa, formação de pessoal e tecnologias feitos nos hospitais da rede Ebserh garantem que esses serviços sejam oferecidos à população dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as frentes, num trabalho que envolve várias etapas: as cirurgias de captação de órgãos feitas em unidades de todas as regiões do Brasil; a abordagem para doação quando é identificado um potencial doador pelos comitês; o próprio transplante (um processo sofisticado e cada vez mais seguro); e o acompanhamento pós-cirurgia.

Em Maceió-AL, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa-Ufal) realizou 52 transplantes de córnea entre os anos de 2020 e 2023, conforme dados do SIA/SIH/SUS divulgados pela Ebserh. No primeiro semestre deste ano, o hospital realizou três transplantes de córnea, de acordo com informações da estatal. Há 20 anos, o hospital-escola também conta com um Banco de Olhos. Inaugurado em 2003, o Banco de Olhos do Hupaa-Ufal é o único de Alagoas e fornece córnea para todos os médicos transplantadores do estado, autorizados para realizar o procedimento. O banco realiza os procedimentos de retirada das córneas do doador e a preparação do órgão até a liberação do transplante, que é regulada pela Central de Transplantes de Alagoas.

SOBRE A EBSERH

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários