Em excelente momento vivido pelo Sport Club Penedense, Antônio Correia retorna a Penedo e lança seu 3º livro sobre o futebol

Correia faz parte de uma geração do Penedo dos áureos tempos do Futebol de São e do Glorioso do Cajueiro Grande

Em bom momento vivido pelo Sport Club Penedense mais um evento há de tomar conta do espaço, hoje digno de receber reuniões, a sede do clube mais antigo das Alagoas, desta feita para o lançamento de mais um livro do cronista esportivo, bancário aposentado do Banco do Brasil, penedense de nascimento, Antônio Calumby Correia .

O livro Topadas de Boleiros, retrata histórias fatos históricos e também de relevante memória acontecidos durante os longos anos da observação do comentarista esportivo entre milhares de partidas presenciadas por Correia, e em cuja memória foram se acumulando, não sendo de bom alvitre se deixar cair no esquecimento, razão pela qual Antônio Correia registra em textos para os anais da história do futebol, peixão dos brasileiros.

Antônio Calumby Correia  começou a sua vida de cronista esportivo desde a década de 1960, quando iniciou sua carreira na AM São Francisco, a ‘escola’ de gerações de radialistas silenciada em 2017, quando em tempo também foi funcionário do banco do Brasil em Penedo, tendo sido um grande peladeiro aqui na antiga AABB no futebol de salão – Futsal – onde jogou e pode assistir  aos maiores times da categoria que fizeram da cidade das ruas estreitas e largas avenidas, a capital do Futebol de Salão, por meio dos times Anjinhos e Brotinhos, dentre outros, sendo igualmente ativo atleta do time dos radialistas da AM São Francisco ao lado de Zé do Cine e tantos outros.

Ele volta à cidade natal para lançar o Topadas de Boleiros, o seu terceiro livro, e que também foi levado ao público da 10ª Bienal do Livro, realizada pela Ufal no último mês de agosto, em Maceió. Anteriormente, Correia havia lançado No Ritmo da Bola, e Da Lateral igualmente narrando fatos do futebol.

Todos os livros narram fatos e ‘causos’ vividos por mim ou a mim contados por amigos ou companheiros do rádio”, informa Antônio Correia para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Penedo.

Enquanto cronista esportivo passou pela Rádio Novo Nordeste, de Arapiraca, e após fincar morada em Maceió, já aposentado como funcionário do BB, e, seguindo na imprensa esportiva, ingressei na Rádio Difusora, onde atuei por várias temporadas. Também fui comentarista esportivo nas rádios Jornal, Correio e Pajuçara, e trabalhei na TV Pajuçara e na TV Maceió”, informa Correia.

O objetivo desses livros é não deixar no esquecimento tantas coisas que montam enfim a história do nosso futebol, e que são marcos do tempo passados de gerações para gerações.

A noite de autógrafos acontece a partir das 19 horas da próxima sexta-feira, 15 de setembro, na sede do clube que conquistou a Série B 2023, título que também recolocou o Sport Club Penedense na primeira divisão do futebol alagoano.

Sobre as observações da atual fase do Sport Club Penedense e do lançamento do seu livro, trazem alegrias que têm apoio fundamental do governo Ronaldo Lopes/João, gestão que recuperou a sede do Sport Club Penedense, o gramado e parte da estrutura do estádio dr. Alfredo Leahy e paga aluguel ao clube para a Secretaria Municipal de Esportes (SMES) funcionar no imóvel onde também será instalado um memorial.

Enfim, fazer o lançamento do Topadas de Boleiros em Penedo faz reunir uma avalanche de emoções às quais transformam um sonho de um imaginário muito distante conquistado no agora, graças às escolhas do povo penedense por penedenses.

Foto destaque/capa – Renner Boldino (Ascom Ufal)

Creditos: Raul Rodrigues - com informações da própria memória, e da internet por meio matéria de Fernando Vinícius