OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

14/09/2023 às 14:44

Junta Comercial apresenta evolução do registro empresarial para alunos da Ufal

Direção mostrou que os processos de abertura, alteração e baixa de empresas em Alagoas podem ser feitos online. Danilo Silva / Ascom Juceal Direção mostrou que os processos de abertura, alteração e baixa de empresas em Alagoas podem ser feitos online. Danilo Silva / Ascom Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) levou a evolução do registro empresarial em Alagoas e a atual realidade do ambiente alagoano de negócios para os alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A troca com os estudantes aconteceu nesta quarta-feira (13), em Maceió, em um evento focado no empreendedorismo.

Com o tema “Desvendando o caminho empreendedor: O mercado na prática”, o workshop foi realizado pelo Núcleo de Estudos de Finanças e Gestão Pública (NEFGP) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, e faz parte das ações em comemoração ao Dia do Contador.

A Junta Comercial foi representada pelo gerente de suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, e pelo gerente da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, Edmundo Lins Filho. O momento contou com uma exposição para os futuros contadores e administradores sobre o funcionamento e os serviços oferecidos pela Juceal, além de uma apresentação sobre a Redesim no estado e sobre a sua interface, o Portal Facilita Alagoas.

A direção da Juceal mostrou, por exemplo, que os processos de abertura, alteração e baixa de empresas em Alagoas podem ser feitos online, resultando numa simplificação de andamentos. Atualmente, o tempo médio abertura de um negócio no estado é de 14 horas, de acordo com o Mapa de Empresas.

Em sua apresentação, Edmundo Lins Filho demonstrou o funcionamento do sistema na prática. “O Portal Facilita Alagoas é um dos lugares que vocês, futuros profissionais, mais irão utilizar no dia a dia de serviço de vocês. Por isso, são importantes momentos como esse workshop de hoje, de ver o sistema em seus detalhes”, frisou.

Após o evento, Jadson Ramos destacou a troca de conhecimentos com os alunos e outros palestrantes. “Foi uma experiência que agregou tanto para mim como palestrante quanto para os estudantes. A troca de informação é essencial para nosso desenvolvimento profissional e pessoal, e também faz com que os erros na utilização do sistema diminuam”, pontuou.

Para o coordenador do NEFGP, o professor Edilson dos Santos Silva, a realização do evento foi pensada justamente no intercâmbio sobre o cenário atual do ambiente empresarial alagoano.

“A ideia foi fazer um workshop trazendo algumas necessidades do mercado, então convidamos a Juceal, o Sebrae/AL e a Casa da Indústria, através do IEL, para trazer essa discussão. Para o segundo dia, convidamos alunos e ex-alunos que são ou foram empresários para trazer uma visão da realidade local. A ideia é aproximar mais o mercado dos alunos e trazer essas discussões e esses conhecimentos para eles, que estão prestes a entrar no mercado”, declarou.

Realizado no campus da Ufal em Maceió, o primeiro dia do evento contou também com palestras de Eliana Sá, coordenadora de inovação e pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL), e Walter Rocha, consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), sobre a prática do setor empresarial e o empreendedorismo em Alagoas e no Brasil.

Danilo Silva / Ascom Juceal