OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

14/09/2023 às 12:01

Semed discute com Ufal participação em evento científico sobre educação básica

Semed e pesquisadores se reúnem para discutir participação na Sinpete. Foto: Cortesia Semed e pesquisadores se reúnem para discutir participação na Sinpete. Foto: Cortesia

A secretária-adjunta de educação de Maceió, Noêmia Barroso, recebeu em seu gabinete, nessa quarta-feira (13), pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O encontro teve como objetivo discutir a participação da Semed na Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que acontecerá de 16 a 20 de outubro, em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi.

Entre as atividades que fazem parte da programação da Sinpete, está a realização de uma audiência pública sobre Equidade Educacional, iniciativa do Observatório Nacional de Equidade Educacional, do Ministério da Educação (MEC), executado pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/Ufal).

A intenção, segundo Leogildo Alves Freire, vice-coordenador do Observatório, é que a Sinpete não seja apenas um evento cientifico de formação, mas sim, um projeto de fomento de políticas públicas no Estado de Alagoas.

“Para que a Sinpete não seja apenas um evento científico de formação, nossa intenção é mobilizar a comunidade, a sociedade civil organizada, bem como outros órgãos e parceiros, a participar da audiência pública, instrumento que visa fazer uma aproximação maior da universidade com a comunidade”, afirmou. Para ele, a reunião permitiu promover uma aproximação do Núcleo com a Secretaria Municipal de Educação, para ampliar as trocas e favorecer a integração.

Noêmia Barroso afirmou que o encontro foi um marco significativo para a educação de Maceió. “Estamos fortalecendo a educação através dessa união, para que possamos compartilhar as experiências científicas e seguir no contexto da educação de Maceió transformando. Essa aproximação é muito interessante, no sentido de transformação da educação e seu desenvolvimentismo. E o Sinpete e a audiência pública fazem parte disso”, disse ela.

A vice-coordenadora do Sinpete, Regina Maria, também reforçou a parceria com a Semed em função da participação da rede, na Semana Interinstitucional, por meio da audiência pública.

“Tratamos da integração entre a Semed e a Ufal na Sinpete, junto a audiência pública, onde a proposta é buscar uma interação junto com a comunidade, com a sociedade como um todo, não só com os pesquisadores, com os professores e estudantes, mas também com as famílias dos estudantes que estarão passando por lá durante a semana, durante a Sinpete”, afirma ela.

A coordenadora-Geral do Sinpete, Vera Pontes, destacou que a Semed e a Ufal já são parceiras e buscam alinhar ainda mais as realizações de ações conjuntas visando promover a qualificação de políticas públicas voltadas para a educação básica, a exemplo de eventos como o Sinpete.

Na oportunidade, o diretor executivo do NEES, Edmilson Fialho, apresentou alguns projetos realizado pelo NEES e falou da importância do projeto para o desenvolvimento de tecnologias educacionais “. A ideia é a gente estreitar ainda mais os laços com a Semed, buscar essa aproximação e mostrar o desenvolvimento que a gente também pode fazer na educação brasileira, visando a melhoria dos indicadores educacionais”, conclui.

Sinpete

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) é um projeto interdisciplinar de fomento e divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), executado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em colaboração com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

As atividades serão realizadas durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (20ª SNCT), em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi.

Mais informações:

no site da Sinpete: evento.ufal.br/sinpete-2023.

Site do NEES: www.nees.ufal.br

Contato: [email protected]