ENSINO SUPERIOR

Ufal perde posições no ranking internacional de universidades brasileiras

Brasil conta com um total de 13 instituições entre as 50 melhores da América Latina e Caribe
Por Redação 14/09/2023 - 09:19

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Ascom/SMTT
Lista da QS Quacquarelli Symonds, especialista global em educação superior
Lista da QS Quacquarelli Symonds, especialista global em educação superior

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sofreu uma queda em sua posição no ranking QS das melhores universidades da América Latina e do Caribe. Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira, 14, a Ufal passou do 141º lugar para o 171-180º lugar na lista da QS Quacquarelli Symonds, especialista global em educação superior.

Entre as universidades brasileiras, 34 delas conseguiram melhorar suas posições nesta lista. No entanto, a Ufal experimentou uma regressão em sua classificação, refletindo um cenário desafiador para a instituição.

O Brasil conta com um total de 13 instituições entre as 50 melhores da América Latina e Caribe, das quais 12 são públicas. A QS destacou que o sucesso do Brasil no ranking se baseia no conhecimento excepcional de seu corpo docente e no desempenho notável em pesquisa, tanto em termos de volume quanto de colaboração e qualidade.

O Brasil é líder ao colocar 97 universidades na lista da QS, mais do que qualquer outro país. No entanto, é importante notar que 35 dessas instituições subiram na tabela, enquanto 31 desceram. As outras 31 universidades mantiveram sua classificação ou faixa. A partir da posição 150, as universidades são agrupadas por faixa de classificação.

O país também se destaca em critérios específicos, como reputação acadêmica, com três das dez melhores da América Latina e Caribe, e na rede internacional de pesquisa, com seis instituições no top 10.

A classificação da QS é baseada em cinco critérios fundamentais, que incluem o impacto e a produtividade da pesquisa, o compromisso docente, a empregabilidade, o impacto online e a internacionalização. A queda da Ufal no ranking destaca a importância contínua de melhorias na qualidade da educação superior no Brasil.

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