Sex, 15 de setembro de 2023, 15:18

UFS participa da maior feira de negócios do setor pesqueiro do Nordeste
Evento conta com apresentação de trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura

Visando fortalecer o setor pesqueiro e impulsionar o turismo sergipano, acontece entre os dias 13 e 16 de setembro a Expopesca, no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju. O evento está sendo organizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) com o apoio da Universidade Federal de Sergipe.

A UFS montou dois stands com exposições sobre cavalo-marinho, peixe-morcego, coleção de otólitos (órgãos de equilíbrio do peixe), conchas de moluscos e mostra de equipamentos de mergulho, além de apresentações nas áreas da aquicultura, geologia e oceanografia.

De acordo com a chefe do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura, Kátia Freitas, participar ativamente do evento é uma oportunidade única no sentido de ampliar conhecimento e abrir conexões múltiplas com pessoas do setor produtivo. “A ideia é que o evento cresça e tome outras proporções para que se estruture em todo Nordeste. É um momento ímpar no que diz respeito a criar contatos com os expositores locais e de estados vizinhos, como Alagoas e Bahia, possibilitando oportunidades de estágio para nossos discentes”, diz a docente.

Stand da UFS reuniu professores e alunos divulgando as atividades desenvolvidas pela univerisdade. (foto: Arquivo pessoal)

As apresentações nos stands são feitas por cerca de 30 alunos do curso de Engenharia de Pesca e Aquicultura, Engenharia de Alimentos, Biologia e outros, contando também com a participação de docentes de cursos das engenharias e também do curso de Nutrição.

Com abordagens dinâmicas dentro da área pesqueira, o evento é, atualmente, o maior do âmbito a nível regional, no qual aborda questões pontuais da ecologia aquática e uso de tecnologias. “Estou participando do evento expondo algumas das atividades desenvolvidas no meu curso e me sinto lisonjeado em ter essa oportunidade tão importante para o setor pesqueiro no estado de Sergipe. tenho orgulho de carregar o nome da instituição que faço parte, demonstrando a força e o potencial da UFS”, pontuou o estudante de Engenharia de Pesca e Aquicultura da UFS, Ricardo Matos.

Expopesca

Com cerca de 40 expositores presentes na feira de negócios, a Expo Pesca é um espaço para os graduandos do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas da UFS exibirem o que a universidade vem produzindo de material e pesquisa para futuras parcerias.

No dia 13 de setembro, a diretora do CCAA, Carolina Bonfim, representou o reitor Valter Santana durante a abertura do evento.

Carolina Bomfim é diretora do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas da UFS. (foto: Embrapa)

“É de extrema importância para o centro de Ciências Agrárias Aplicadas estar presente em um evento com esse. A Expopesca traz o tema ‘Pesca e Aquicultura’ e o nosso estado é o primeiro do Nordeste com a produção aquícola e quarto do país. A UFS forma profissionais que atuam diretamente na área e ter alunos participando do evento dessa magnitude favorece o contato direto com o setor e mostra o que esperar para o mercado de trabalho.

Além da abertura, a diretora Carolina Bomfim participou de um painel no dia 14 de setembro e, durante todo o evento, os alunos da UFS atuam no credenciamento e organização. Egressos da universidade também tiveram a oportunidade de realizar palestras.

“A Expopesca contribui com o estreitamento de laços entre a Universidade Federal de Sergipe, os docentes e alunos , e as instituições da área, como UFAL, Embrapa, secretarias municipais, Senar, dentre outras. E sabemos como é importante a universidade estar próxima da sociedade e instituições para parcerias significativas”, ressalta Carolina.

Janaína Cavalcante - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS