OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

19/09/2023 às 12:00

Doutoranda da Ufal pesquisa manejo do pirarucu, maior peixe de escamas do mundo

Ana Carla Rodrigues em Indiana, nos Estados Unidos, onde fez doutorado Ana Carla Rodrigues em Indiana, nos Estados Unidos, onde fez doutorado

A Amazônia, com sua rica biodiversidade e ecossistemas únicos, gera estudos de importância mundial, tendo em vista sua importância para o planeta. Nesse cenário, a doutoranda Ana Carla Rodrigues, do Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG-Dibict) da Universidade Federal de Alagoas, está realizando uma pesquisa inédita, que vem despertando interesse da comunidade internacional, contribuindo para o enriquecimento científico sobre os valores complexos das ações de manejo comunitário do pirarucu (Arapaima Gigas), o maior peixe de escamas do mundo.

O projeto de Ana Carla recebeu aprovação no edital do CNPq Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação. Este projeto de pesquisa visa aprimorar teorias e metodologias socioecológicas, com foco na avaliação dos diversos valores dos serviços ecossistêmicos resultantes das práticas de manejo comunitário do pirarucu na Amazônia, um estudo que envolve valores biológicos e antropológicos.

No primeiro semestre deste, como forma de aprimorar a pesquisa, bem como estreitar laços com outros estudiosos e aumentar a gama de conhecimento, Ana Carla viajou para o doutorado sanduíche em Indiana, nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de ser supervisionada por Eduardo Brondizio, renomado antropólogo internacionalmente reconhecido. Brondizio é conhecido por suas contribuições para pesquisas com Elinor Ostrom, laureada com o Prêmio Nobel de Economia por seus estudos em arranjos institucionais para a gestão sustentável de recursos comuns. A inspiração de Ana Carla na abordagem inovadora de Ostrom trouxe um novo vigor para o desenvolvimento de sua pesquisa.

A combinação de abordagens analíticas econômicas, antropológicas e ecológicas, desenvolvidas ao longo dessa colaboração internacional, tem um propósito nobre: identificar e promover os benefícios da conservação baseada nas comunidades amazônicas, enriquecendo o entendimento sobre a biodiversidade da região, e oferecendo insights para estratégias de desenvolvimento sustentável em grande escala. Ao enfocar na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e na conservação da biodiversidade na região, o impacto potencial dessa pesquisa é significativo.

"A ideia principal da minha pesquisa é fortalecer essas atividades de manejo sustentável que as comunidades fazem para ela ser propagada para outros lugares. Além de fortalecer o que eles já têm feito na região do Médio Juruá e em outros rios da Amazônia também, a ideia é que isso possa ser propagado, que o manejo sustentável pode dar certo. Aliás, ele dá certo e melhora tanto a qualidade de vida como a proteção das florestas.", contou Ana Carla

Este projeto, desenvolvido pelo PPG-Dibict da Ufal, também inclui o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Instituto Juruá.

Segundo Ana Carla, a pesquisa mostra-se inovadora na compreensão dos valores intrínsecos das práticas de manejo comunitário na Amazônia. Esse esforço não só ilumina o caminho para um futuro mais sustentável, mas também realça o prestígio internacional da Universidade e sua dedicação à preservação do nosso patrimônio natural.

Ascom Ufal