OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

Notícias

20/09/2023 às 14:19

Diretora da Secretaria de Bem Estar Animal tem pesquisa premiada em evento internacional

O estudo se destacou como um dos três premiados entre os 20 submetidos durante o V - CISPVET / Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió O estudo se destacou como um dos três premiados entre os 20 submetidos durante o V - CISPVET / Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

Uma pesquisa sobre a importância do investimento financeiro na redução de nascimentos de animais domésticos em centros urbanos, realizada pela diretora técnica da Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal de Maceió (Sebea), Evelynne Marques, e outros pesquisadores de Alagoas e do Rio de Janeiro, foi premiada em evento científico internacional. O trabalho foi destacado no V Congresso Ibero-americano de Saúde Pública Veterinária-CISPVET, realizado este mês. 

Evelynne Marques também é doutoranda em Políticas Públicas do SOTEPP-UNIT-AL, e apresentou uma análise de política comparada nacional e internacional relacionada ao investimento financeiro em castração. Dentre os 20 trabalhos publicados, o estudo se destacou como um dos três premiados, ressaltando a relevância do tema.

“No Brasil, há pesquisadores específicos sobre o tema política de castração de cães e gatos no ambiente acadêmico e esse tem sido um tema atualmente muito debatido no ambiente político federal, o que sinaliza a importância do ambiente político caminhar junto do ambiente técnico acadêmico. E nós em Alagoas desenvolvemos muita pesquisa neste sentido de políticas públicas sobre cães e gatos”, declarou a diretora. 

Marques pontuou ainda que ficou honrada em apresentar o trabalho e abordar a importância que o  assunto tem para o Brasil. 

“Estou muito feliz com esse reconhecimento de excelência acadêmica, porque é uma pesquisa de elevada utilidade pública, sobretudo no Brasil, que discute politicamente o tema atualmente. Somos pesquisadores da área de política pública e o tema abordado envolve saúde humana, saúde animal e saúde ambiental, sendo um problema que envolve as razões social, de saúde e política para além do bem-estar animal”, concluiu.

A pesquisa contou com especialistas dos Programas de Pós-Graduação SOTEPP-UNIMA-AL, Ciência Animal da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) através da Dra. Adriana Mendonça, Dra. Annelise Tenório, Prof. Me. Railson Barboza, Mestranda Mariana Amaral e Maria Clara Silva, representando Alagoas e Rio de Janeiro.

Maria Maia / Secom Maceió

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.