OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

04/09/2023 às 14:17

Ufal e Sociedade aborda importância da anatomia imaginológica

A entrevista é com o professor Olavo Barbosa que montou um laboratório no ICBS A entrevista é com o professor Olavo Barbosa que montou um laboratório no ICBS

Existe um amplo debate e muita produção de artigos com o foco na utilização de tecnologias para a formação do profissional de Saúde. Como em toda aprendizagem, aliar teoria e prática é sempre o caminho, mas as tecnologias podem contribuir para a visualização do corpo humano e de algumas técnicas, antes de lidar com as outras etapas do estudo da anatomia humana.

Foi por acreditar nisso que o professor Olavo Barbosa, que ministra a disciplina Anatomia Humana Descritiva e Topográfica, no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), buscou parcerias para montar o Laboratório de Anatomia Imaginológica, com um computador de alto desempenho e os softwares necessários para as pesquisas e estudos, que pode ser utilizado pelos professores dos cursos da área de Saúde da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O Laboratório foi inaugurado em setembro do ano passado e desempenha um papel fundamental na formação de estudantes na área da saúde, oferecendo uma abordagem prática e avançada para compreender a anatomia humana por meio de técnicas de imagem. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, utilizando ferramentas de diagnóstico por imagem, como radiografias.

Um aspecto ressaltado pelo professor Olavo Barbosa é a necessidade de aprender a trabalhar em equipe, à medida que os estudantes precisam colaborar para analisar e interpretar as imagens de forma abrangente. Essa experiência contribui para a confiança dos estudantes ao lidar com tecnologias avançadas, onde a integração de conhecimentos anatômicos e imaginológicos desempenha um papel vital na prestação de cuidados de saúde de alta qualidade.

A experiência e trajetória acadêmica do pesquisador também é uma referência interessante para os estudantes que querem seguir a carreira acadêmica. Olavo tem 31 anos e desenvolve pesquisas desde o início da graduação, seguindo na sequência para o mestrado e doutorado. Foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para professor da Ufal assim que concluiu o mestrado.

A entrevista com o professor Olavo Barbosa, no programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, vai ao ar a partir de segunda-feira (4), às 11h, e fica disponível no podcast.

Ascom Ufal