Alagoas

Inscrições Abertas para Sinpete da Ufal: Experiências Inovadoras e Visitas Científicas Gratuitas

Iniciativa busca estimular o desenvolvimento de projetos capazes de solucionar problemas da comunidade

Publicado:

Escolas têm até o dia 18 para inscreverem trabalhos em concurso da Ufal

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é uma grande oportunidade para escolas públicas e particulares. Até o dia 18 de setembro, elas podem inscrever trabalhos no Concurso de Ações Inovadoras, que integra a programação da Sinpete. Além disso, professores podem submeter propostas de atividades formativas e expor pôsteres/comunicações orais de experiências inovadoras e exitosas nas escolas.

As inscrições para as propostas de formação seguem até o dia 18 deste mês, enquanto o cadastro para exposição de pôsteres pode ser feito até o dia 30. Escolas também podem agendar visitas dos seus alunos à Sinpete, com grupos entre 15 e 45 alunos acompanhados por pelo menos dois servidores da respectiva escola. Os estudantes terão acesso a espaços temáticos com atividades nas áreas de Física, Matemática, Biologia e Química nos polos Maceió | Ufal – Campus A. C. Simões; Arapiraca | Ufal – Campus de Arapiraca; Delmiro Gouveia | Ufal – Campus do Sertão; Palmeira dos Índios | Uneal – Campus III; Maragogi | Ifal – Campus Maragogi.

Promovida pela Ufal com apoio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Sinpete busca proporcionar atividades científicas para estudantes da educação básica ao ensino superior. O evento é gratuito e com direito a certificado. Na edição 2022 da Sinpete, estudantes e professores das escolas estaduais Professor Loureiro, Murici, e Professor Theotônio Vilela Brandão, Maceió, tiveram seus projetos selecionados para publicação na compilação científica “Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável” – lançada pela Ufal no dia 16 de agosto deste ano durante a 10ª Bienal Internacional do Livro em Alagoas.

A Sinpete é uma grande chance para que escolas públicas e particulares possam inscrever trabalhos no Concurso de Ações Inovadoras. Professores também podem submeter propostas formativas e expor experiências inovadoras nas escolas. Além disso, as visitações oferecem espaços temáticos com atividades nas áreas científicas para os alunos dos polos Maceió | Ufal – Campus A. C. Simões; Arapiraca | Ufal – Campus de Arapiraca; Delmiro Gouveia | Ufal – Campus do Sertão; Palmeira dos Índios | Uneal – Campus III; Maragogi | Ifal – Campus Maragogi. O evento é gratuito e com direito a certificado para todos os participantes. Não perca essa chance!

Assuntos