OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

05/09/2023 às 12:06

Equipe de genética do HU/Ufal conquista prêmio em congresso nacional

Equipe de genética do Hospital Universitário foi uma das premiadas em evento nacional Equipe de genética do Hospital Universitário foi uma das premiadas em evento nacional

A equipe de genética do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi uma das vencedoras do 34º Congresso Brasileiro de Genética Médica. O evento aconteceu entre 13 e 16 de agosto, em São Paulo, onde foram debatidos temas de relevância científica em diversas áreas da genética e foi entregue a premiação de trabalhos no prêmio Genética para Todos.

A premiação foi promovida pelo Instituto Genética para Todos (IGPT) para condecorar trabalhos que conseguiram tornar o acesso em genética mais fácil para a população do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho da equipe de genética do HU intitulado “Busca ativa de pacientes com alto risco para câncer colorretal: uma atividade pioneira no SUS em Alagoas” conquistou o segundo lugar.

O intuito do prêmio é valorizar experiências exitosas em situações de iniquidades e desigualdades na atenção a genética para a população atendida no SUS. Além disso, o prêmio é uma oportunidade de reconhecer o mérito dos profissionais envolvidos, além de destacar a importância de suas contribuições para o progresso da genética médica e genômica.

Ana Karolina Maia de Andrade, médica geneticista da HU; Mariana Novaes Santos, médica generalista; Thays Francyery Andrade Carvalho, bióloga; Paulo Henrique Alves da Silva, graduando em Medicina; Max Rocha Ferro, graduando em ciências biológicas; Débora de Paula Michelatto, professora da Faculdade de Medicina da Ufal; e Isabella Lopes Monlleó, médica geneticista do HU e professora da Famed; foram os autores do trabalho.

O Serviço de Genética Clínica (SGC) do HU é o único voltado ao atendimento de pacientes do SUS em Alagoas desde 2004. Atualmente, a equipe é formada por três médicos, uma enfermeira, uma biomédica e um biólogo.

A pesquisa

A pesquisa foi iniciada em 2021 no mestrado de Mariana Novaes, tendo como base uma grande família de pacientes com predisposição ao câncer colorretal. Em 2022, a professora Isabella Monlleó foi contemplada com um financiamento do Edital 002/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o que garantiu a continuidade ao estudo. Atualmente, a professora Débora Michelatto orienta três alunos de graduação por meio do Programa de Iniciação Científica (PIC HUPAA-EBSERH-Ufal) e ambas as professoras orientam uma aluna de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS-UFAL).

Monlleó, coordenadora da pesquisa, destaca a importância de conquistar esse prêmio. “Esse é o nosso terceiro prêmio conquistado em nível nacional. Já fomos contemplados com a premiação do IGPT (2015) e do Ministério da Saúde (2017) com um trabalho na área de fendas orais. Este é nosso terceiro prêmio, agora na área de câncer hereditário, todos voltados para a melhoria da atenção à saúde em genética no SUS. Isso mostra um reconhecimento externo dos nossos esforços, do nosso trabalho, uma vez que concorremos com outros hospitais, inclusive com hospitais privados, e outras universidades de maior porte, conquistando o segundo lugar nacional”, enfatiza.

O primeiro lugar no prêmio ficou para o trabalho intitulado “Caracterização epidemiológica das doenças raras no brasil: dados da rede nacional de doenças raras”. Já o trabalho “Identificação de comunidades com alta frequência de anomalias congênitas ou doença genéticas no norte do país (ceniso-norte)” conquistou o terceiro lugar.

Ascom Ufal